D&D Campaign Adventures for Candlekeep Mysteries - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

Zachary King – ex-satanista e jogador de RPG?

Conheça Zachary King, um autointitulado ex-satanista e ex-jogador de Dungeons and Dragons, e que com isso se interessou por magia e satanismo.

Zachary King – ex-satanista e jogador de RPG?

Saudações, aventureirxs!

Não é a primeira vez que alguma criatura quer ganhar algo em cima de alguma histeria promovida por grupos religiosos. Isso já aconteceu há algum tempo nos EUA, e com o aumento do fundamentalismo no Brasil, é possível que nossa nação vire palco para um novo “satanic panic“.

Para você que não sabe o que está acontecendo, aconselhamos a ler nossos artigos de alguns anos atrás:

Aqui nos #CavaleirosInsones alertamos para o perigo desse onda de histeria, e combatemos com informação. E não só aqui no Blog, qualquer jogador de RPG que tenha sã consciência do seu hobby, defende-o desse tipo de insinuação e preconceito, normalmente levantado por grupos religiosos desinformados e desinformadores.

Dito isso, apareceu nas redes sociais de RPG, mas especificamente em um grupo do facebook voltado para Estudos sobre RPG, um vídeo sobre um tal de Zachary King que se diz ex-satanista, ex-abortista, e pasmem, que entrou nessa “vida” graças à jogos do tipo “invocar a loira do banheiro” e Dungeons and Dragons!

Sim. É mais um farsante com problemas cognitivos que joga a culpa da sua credulidade ou, sabe-se lá o que ele imaginou, do seu “curso fast-food de magia” para produtos que usam o imaginário, como livros de fantasia, e o próprio RPG.

Imagem de Zachary King tirada do livro Abortion Is a Satanic Sacrifice: The CD Transcript

Quem é Zachary King?

Zachary King se intitula um ex-satanista, que em 2008, após receber uma medalha milagrosa (um adereço com a imagem de uma santa católica) se converteu ao catolicismo e passou a dar testemunhos sobre sua vida pregressa.

Em uma busca pelo Google, não temos muitas informações sobre esse homem, que tem uma barba grande (para demostrar sabedoria?). O que temos é algumas poucas informações em podcasts dos EUA (na verdade, encontrei só um), e bastante sites aqui no Brasil divulgando seu “testemunho”.

A história de vida de Zachary King consta que, aos 10 anos de idade, começou a praticar magia, se juntou à um clã satânico aos 13, e desde sua adolescência até sua idade adulta, trabalhou como Alto Mago de um clã, fazendo a agenda de Satã que incluía rituais de aborto e destruição de igrejas. Parece verídico?

Em um vídeo que foi filmado para uma rede de televisão católica aqui no Brasil, ele expressa seu testemunho. Se não quiserem ver tudo, por razões óbvias, pode pular para os 8 minutos:

No vídeo, ele diz que o RPG é obviamente fantasia, mas não explica como a cabeça doente e perturbada dele chegou a tudo isso que ele diz que viveu. Bem perigoso, né?

Analisando o “Ex-Satanista”

Não é a primeira vez que surge alguém querendo notoriedade, com intenções e “experiências de vida”, e com discurso que visa atacar o que não conhece, como jogos de videogame, jogos de tabuleiro, e nosso querido RPG.

Nos EUA temos duas fraudes comprovadas, como Mike Warnke, que se dizia ex-satanista, e foi desmascarado em 1993, e Jack Chick, que gostava de difamar outras religiões (que não fosse a dele), e se dizia teólogo (seus livros são vendidos até hoje).

Esse Zachcary King tem um discurso similar à outros farsantes, que tentam ganhar notoriedade. A agenda e palavras são as mesmas:

  • Levantamento de arco de história de vigaristas previamente expostos e que tinham as mesmas artimanhas sensacionalistas.
  • Alegações sensacionalistas de conquista de dinheiro, fama e poder, mas trabalha como caixa em uma joalheria, preocupado com metas de vendas e atendimento aos seus clientes.
  • Não existem qualquer comprovação verídica de suas alegações, somente seu testemunho deveras fantasioso. Cadê as provas sobre os abortos, os feitiços, os covens (de bruxas ou satânicos)?
  • A falácia de “Eu jogava Dungeons and Dragons e queria soltar magia real” é a coisa mais imbecil que podemos ouvir. Somente o mais doente dos esquizofrênicos poderia desejar tal proeza. E mais doente ainda dizer que realizava feitiços.
  • Ainda sobre DnD, ele nem sabe explicar direito como é o jogo, e muito menos fala com ênfase. É bem capaz de nem saber discernir quais dados usar no jogo.
  • Todos os seus testemunhos são bastante vagos. Sem nomes, sem locais, e sem nenhuma testemunha além dele próprio. Ele não revela nenhum nome, que pudesse ser facilmente detectável ou que pudesse ser achado. Será que os satanistas são tão escondidos assim?
  • Ele informa que foi uma espécie de “padre negro”, onde pregava o satanismo e trabalhava com bandas de heavy metal entre 1987 e 1991. Conforme ele, ele abençoava essas bandas. Cadê o nome das bandas? Cadê os integrantes dessas bandas fazendo alguma homenagem a ele em suas letras ou álbuns?

Boa parte dessas observações acima foi extraído de uma thread do Reddit, uma aba dedicada ao catolicismo. Se até os católicos estão com o pé atrás desse Zachary King, devemos dar credibilidade a ele?

Defendendo o Zachary King

Partindo do predisposto que ele tenha realmente vivido tudo isso que ele alega em suas palestras, traduzidas aqui por um padre, podemos dar o braço à torcer e acreditar um pouco no que ele viveu. Com ressalvas.

Zachary informa que foi abusado sexualmente por sua professora, aos 10 anos de idade. Essa idade foi que ele descobriu, não se sabe como, sobre magia e satanismo. É bem provável que Zachary tenha transtornos graves, já que se intitulava nerd, e também pelo relato de abuso. E toda a história dele seja fantasias de uma mente pertubada que pode ter sofrido com bullying e todo o tipo de sortilégio.

É sabido também que ele é bem conhecedor da doutrina cristã, já que antes ele era de uma igreja protestante, e agora faz palestras para igrejas católicas. Seu discurso pode ser embasado em uma tese conservadora como defesa de sua fé.

O que podemos dar de crédito é que a defesa de sua fé pode ser válida, mas usar de alegorias e fantasias, em detrimento de outras culturas e artes, como jogos e músicas, é de uma forma vil de professar tal fé. O que podemos somente analisar é que ele tem uma história de vida doentia, e que “se encontrou” na religião. Esse discurso é também usado aqui no Brasil por vários bandidos, psicopatas e outros facínoras.

Devemos levar em consideração?

Sim! E muito!

Quando surge algum louco ou aproveitador que insufla massas conservadoras contra algo que não entendem, isso é perigoso. E em um país como o nosso, que está cada vez mais conservador e fundamentalista, isso requer atenção redobrada.

Alheio a qualquer veracidade ou não da história do Zachary King, as palestras dele foram replicadas em vários meios religiosos no Brasil. E mesmo ele dando como introdução que ele procurou o satanismo por causa de materiais de consumo fantástico, como livros e RPG, mesmo que seja só um pequeno parágrafo do discurso torpe e doentio dele, ele ainda sim é uma voz que está se dando atenção.

Devemos combater com informação a desinformação desse personagem. Se em sua igreja, congregação, templo, terreiro, ou qualquer designação, alguém vier a falar mal do RPG, você como jogador e praticante do hobby, deve desmistificar o discurso, e tirar dúvidas.

RPG não leva ao satanismo ou práticas fora da civilidade. Material de fantasia, romances, videogames, etc… não transforma você em um mago da vida real. E acima de tudo isso, não acredite em quem diz que faz magias. Ele não faz. E se diz que faz, é somente mais algum doido que pensa que está na idade média.

Um artigo que sempre indicamos está presente aqui no blog: Desmistificando os Jogos de Interpretação de Papeis (RPG)

Se vocês quiserem saber mais sobre esse ex-satanista, temos algumas fontes de pesquisa. Observem que a maioria parte de sites replicadores, onde não se tem muita informação sobre o Zachary King que não tenha sido dito por ele mesmo:

Você sabe mais informações sobre Zachary King? Compartilhe nos comentários! Quanto mais sabemos de quem difama o RPG, melhor para defendê-lo.

E rolem dados!

Imagem da capa: DIYAH PERA/NETFLIX Copyright: © 2020 Netflix, Inc.

Best Selling RPGs - Available Now @ DriveThruRPG.com Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild