D&D Campaign Adventures for Candlekeep Mysteries - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

A Todo Vapor! Conheça esta série steampunk brasileira

Venham conhecer a série steampunk brasileira A Todo Vapor! e nossa crítica.

A Todo Vapor! – Brasiliana Steampunk

Saudações, aventureirxs!

Esse final de semana tive uma grata supresa ao ficar procurando séries no Prime Vídeo e me deparar com uma série 100% nacional. A Todo Vapor! traz para o público brasileiro algo que não é explorado em nossos filmes e séries, e começou a ganhar as telas muito recentemente: os cenários fantásticos presentes nas diversas literaturas mundiais.

A série estreou no serviço de streaming da Amazon em setembro de 2020, mas somente agora que eu pude ver, já que procuro mais por filmes do que séries, e tive essa divertida surpresa. Explorando cenários temáticos que não foram tocados pela modernidade do interior do Brasil, A Todo Vapor! mostra que é possível sim fazer uma série steampunk cativante.

A Todo Vapor!

Mas o que é steampunk?

Também conhecido como Tecnovapor ou Vaporpunk, se passa normalmente em uma Terra fictícia, entre o século XVIII e início do séc. XX no período onde o desenvolvimento tecnológico mundial era movido pelas máquinas de vapor. A Revolução Industrial aconteceu e um salto de tecnologia ocorreu, mas ao contrário dos maquinários futuristas do cyberpunk ou space opera, o steampunk lida com maquinário retrô no início do desenvolvimento conteporâneo.

Carros movidos à vapor, maquinário elétrico que precisa de corda, fórmulas alquímicas de procedência duvidosa são o recheio do cenário, e o toque de magia e supestição é a cereja do bolo. E tudo enfeitado à roupas estravagantes, com uma pegada vitoriana fashion-aventureira. Esse é o clima steampunk, um cenário retrofuturista.

Steampunk e RPG

Claro que um cenário tão diverso não deixaria de marcar presença nas mesas de RPG e LARP. Traduzido aqui no Brasil temos o Castelo Falkeinstein da Retropunk. Vários suplementos foram lançados e você pode adquirir no site da editora.

Traduzido da Retropunk editora.

Castelo Falkeinstein é um cenário steampunk que mistura realidade histórica e fantástica. Possui elementos da alta fantasia, como elfos e anões, e também tudo o que o retrofuturismo oferece, com magias e máquinas à vapor.

Brasiliana Steampunk

Brasiliana Steampunk é o cenário steampunk brasileiro utilizado na série A Todo Vapor! e em livros e quadrinhos. Se passa em um Brasil que conhecemos, mas com adições de retrotecnologia e magia. Cabral descobriu o Brasil usando caravelas voadoras, enquanto a guerra do Paraguai foi travada por frentes humanas e robóticas!

Antes de adentrar à série, uma boa é conhecer a webcomic que apresenta os personagens e o cenário. Você pode ler todos os quadrinhos lançados até o momento nesse site.

Todo esse cenário foi criação de Enéias Tavares, que é professor de literatura na UFSM e escritor, tendo assinado os romances A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (Leya, 2014) e Juca Pirama Marcado para Morrer (Jambô, 2019). Nos EUA lançada pela Behemoth Comics foi lançado O Matrimônio do Céu & Inferno (AVEC, 2019), e seu último livro foi Parthenon Místico (DarkSide, 2020), que integra o universo expandido de Brasiliana Steampunk. 

A graphic novel de Tavares foi feita em parceria com Fred Rubim, que é formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria e atua há mais de 10 anos como ilustrador e quadrinista. Foi finalista do prêmio HQ Mix com a graphic novel O Coração do Cão Negro e com a webcomic A Todo Vapor!, esta por dois anos consecutivos e como Melhor Colorista É também responsável pelas artes de O Matrimônio de Céu & InfernoO Horror de Dunwich Le Chevalier.

Conforme o site da Brasiliana Steampunk: Este universo reinterpreta os grandes heróis da literatura brasileira em uma roupagem Steampunk. Nele, as criações de Álvares de Azevedo, Inglês de Souza, Raul Pompéia, Aluízio de Azevedo, Machado de Assis e Lima Barreto, entre outros, são realocadas num universo onde a linha divisória entre o real e o ficcional é borrada pelo vapor futurista, Zeppelins cortam o céu esfumaçado de uma decadente Porto Alegre art nouveau ou de uma São Paulo retrofuturista.

Nesse inusitado cenário, ruas são iluminadas por luz photoelétrica, bondes mecanizados carregam passageiros misteriosos, assassinos anônimos visitam confeitarias espíritas, cabalistas transmutam-se em larápios magistas e líderes político-religiosos se revelam malfeitores.Trata-se de um mundo de lampiões de zinco e prata, requintadas carteiras metálicas de rapé, fumos e incensos orientais, cortinas vermelhas e divãs acetinados, floretes afiados e bastões de madrepérola, jogatina legalizada e licores proibidos, prazeres mórbidos e ideais nada utópicos. 

Você pode conferir o site do Brasiliana Steampunk nesse link: brasilianasteampunk.com.br

Romance no cenário Brasiliana Steampunk

E como surgiu a série A Todo Vapor!?

Você pode assistir como surgiu pelas palavras do criador e ator, Felipe Reis. Mas cuidado! Contém alguns spoilers.

Crítica de A Todo Vapor!

Assisti essa série maratonando os 8 capítulos, que infelizmente são cada um de pouca duração (cerca de 20 minutos em média cada). Desbravando várias cidades e colando-as em uma única cidade fictícia, a série mistura elementos de suspense com o ar que você está participando de um LARP de algum RPG steampunk.

O que me agradou na série é que ela tem um bom desenvovimento, maquiagem e figurino impecável, e com toques de computação gráfica, algumas vezes imperceptível, outras bem na cara. É notável que não é uma produção hollywoodiana, mas para uma primeira temporada, nota-se o capricho da direção artística e roteiristas.

Os personagens são envolventes, com diálogos cheios de entrelinhas, que atiça mais ainda o desejo de conhecer mais sobre o cenário. Lembra que eu disse lá em cima sobre “Antes de adentrar à série, uma boa é conhecer a webcomic que apresenta os personagens e o cenário“? Lendo primeiro faz com que a imersão na série seja ainda melhor.

Você pode assistir a primeira temporada completa pelo Prime Video. Vamos assistir para que as visualizações aumentem e que seja feita a segunda temporada! Vamos incentivar o trabalho nacional!

O que acharam? Deixem nos comentários.

E rolem dados!

Best Selling RPGs - Available Now @ DriveThruRPG.com Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild