D&D Campaign Adventures for Mythic Odysseys of Theros - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

Pentalogia Garça Ferro para RPG

Conheça um pouco sobre a Pentalogia Garça Ferro, do filme O Tigre e o Dragão, e use-a para se inspirar e adaptar para seu jogo de RPG.

Pentalogia Garça Ferro

Pentalogia Garça Ferro

Saudações aventureirxs!

O nome do título desse artigo parece estranho, mas quando falamos de O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon – Taiwan/Hong Kong/China/EUA, 2000), logo a ficha cai.

Transcrito para as telas como um filme wuxia, muito conhecido no oriente, e somente bastante popular há poucos anos no ocidente, o estilo de novela épica onde os heróis são humanos (as vezes) extraordinários que enfrentam sozinhos oponentes tão formidáveis quanto ou excércitos inteiros.

De bandeja, você pode usar a Pentalogia Garça Ferro como uma boa inspiração para aventuras orientais, como os RPG A Lenda dos 5 Aneis (publicado pela New Order Editora) e o Blood and Honor RPG (publicado pela Buró Editora). No final do artigo, damos dicas de como adaptar e de outros RPGs com o mesmo tema.

O Tigre e o Dragão ganhou uma sequência pela Netflix em 2016: Tigre e o Dragão: Espada do Destino. Você também pode assistir ao Tigre e o Dragão no Netflix para se inspirar.

Pentalogia Crane Precious Sword Crouching Iron – Pentalogia Garça Ferro

O título da Pentalogia Garça Ferro foi formado pela combinação dos primeiros cinco personagens de todas as cinco partes, também conhecido como pentalogia Crane – Iron. A trama principal da pentalogia gira em torno de quatro casais.

Quem escreveu a Pentalogia Garça Ferro foi Wang Baoxiang (1909-1977), conhecido sob o pseudônimo Wang Dulu (ou Dulu Wang). Escritor de várias novelas wuxia, ficção chinesa e ficção científica. Ele é muito conhecido no oriente, mas era desconhecido no ocidente, mas ganhou notoriedade após o filme de Ang Lee.

Pentalogia Garça Ferro

Na primeira parte – Crane Frightens Kunlun – é sobre Jiang Nan Hen (conhecido como Crane – “Garça“), e Bao A Luan (“Luan” é um pássaro mítico, como uma fénix).

A história de Li Mu Bai (interpretado no filme por Chow Yun-Fat) e Yu Shu Lien (interpretada por Michelle Yeoh) começa na segunda parte – Precious Sword, Gold Hairpin – que continua, na terceira parte –  Sword Force, Pearl Shine – também, na quarta parte – Crouching Tiger, Hidden Dragon – e termina na quinta parte – Iron Knight, Silver Vase.

A história de Lo (interpretado no filme por Chang Chen) e Jen (Ziyi Zhang) começa na quarta parte e termina na quinta parte. O último casal, Han Tie Fang (“Tie” significa Ferro) e Chun Xue Ping (“Ping” significa Vaso), começam e terminam na quinta e última parte- Iron Knight, Silver Vase.

De todos os casais da Pentalogia Garça Ferro, somente um termina em final feliz, os outros três terminam em tragédias. Todas as histórias se passam a partir de 1778.

Abaixo temos um resumo da pentalogia. Contém spoilers. Mas antes que sejam atiradas pedras, os livros não existem em português (somente na versão original em mandarim).

Crane Frightens Kunlun (Garça assusta Kunlun)

O conto da Garça Dançante e da Luan Cantante. Disponível nesse link na versão original (em mandarim/chinês).

A história da pentalogia começa com a morte de Jiang Zhi Sheng (pai da Garça Ocidental), assassinado por seu mestre. Garça Ocidental (Jiang Nan He) com a ajuda de Li Feng Jie procura vingança.

O mestre usa Ji Guang Jie para lutar contra Jiang Nan He. Bao A Luan, neta do mestre é presa entre duas paixões (Garça Ocidental e Ji Guang Jie), e se mata para proteger seu avô. Garça Ocidental pede para Ji Guang Jie ensinar Li Mu Bai, filho de Li Feng Jie.

  • Jiang Zhi Sheng (morto pelo seu mestre)
  • Bao Kun Lun (mestre)
  • Garça Ocidental (Jiang Nan He, filho mais novo de Jiang Zhi Sheng)
  • Li Feng Jie (aliado da Garça)
  • Bao A Luan (Luan é um pássaro mítico, como uma fênix), neta do mestre
  • Ji Guang Jie (guerreiro do mestre)
  • Li Mu Bai, filho de Li Feng Jie

Precious Sword, Gold Hairpin (Espada Preciosa, Presilha de Cabelo Dourada)

O conto da Espada Preciosa e da Presilha Dourada. Disponível nesse link na versão original (em mandarim/chinês).

A história base é: Li Mu Bai, adolescente, está apaixonado por Yu Shu Lien, mas é incapaz de mover um passo pois soube que ela está prometida para seu irmão, Meng Si Zhao, em um noivado não correspondido.

Meng Si Zhao é morto protegendo seu irmão. Li Mu Bai e Yu Shu Lien continuam tendo um relacionamento irmã-cunhada e irmão, e ele tem um relacionamento com Xiu Cui Xian (uma prostituta).

O relacionamento de Li Mu Bai e Xiu Cui Xian termina e ele é preso por matar um vilão local.  Esperando pela execução, Li Mu Bai foge da prisão com a ajuda de Garça Ocidental.

  • Li Mu Bai, filho de Li Feng Jie
  • Yu Shu Lien
  • Meng Si Zhao (irmão de Li Mui Bai e noivo de Yu Shu Lien)
  • Xie Cui Xian (prostituta)
  • Garça Ocidental (Jiang Nan He, amigo do pai de Li Mu Bai)

Sword Force, Pearl Shine (Força da Espada, Brilho da Pérola)

Originalmente nomeado O Conto da Força da Espada e Brilho da Pérola. Disponível nesse link na versão original (em mandarim/chinês).

A trama toda gira em torno de Li Mu Bai que recebe a Destino Verde (um sabre tão bem feito ue parece mágico) e Luo Yang Bao (irmão de Lo) que rouba a Pérola Imperial de Pequim.

  • Li Mu Bai (recebe a Destino Verde)
  • Southern Crane (amigo do pai de Li Mu Bai, escreveu o Manual das Artes Marciais)
  • Luo Yang Bao (irmão de Lo)

Crouching Tiger, Hidden Dragon (O Tigre e o Dragão)

O conto do Tigre Agachado e o Dragão Escondido. Disponível nesse link na versão original (em mandarim/chinês).

O filme é adaptado desse livro, mas você notará várias coisas diferentes, que foram ignorados ou modificados pelos roteiristas.

A história é centrada em Lo (interpretado no filme por Chang Chen) e Jen (interpretada no filme por Zhang Ziyi). O nome completo de Lo é Luo Xiao Hu (Luo é seu nome de família, e Xiao Hu é seu primeiro nome, que significa “Tigre Pequeno”). O nome completo de Jen é Yu Jiao Long (Yu é seu nome de família, e Jiao Long é seu primeiro nome, que significa “Dragão Delicado”).

O governador Yo de Xinjiang (noroeste da China) foi convocado de volta à Pequim para ficar encarregado de guardar os nove portões da cidade. É dado a Sir Te a lendária espada Destino Verde. Mais tarde, naquela noite, a Destino Verde desaparece e Sir Te pede a Yu Shun Lien para investigar.

A filha do governador, Jen (interpretada por Zhang Ziyi) foi prometida à contragosto para o feio erudito Lu Bi Pei da influente família Lu para preservar a reputação do seu pai e irmão, mas Jen, mimada e ingênua, não está disposta a se casar.

Um dia, quando Cai está prestes a finalizar a Raposa de Jade, uma mulher mascarada aparece e mata Cai. Mesmo Yu Shun Lien não é capaz de derrotar a mulher mascarada por causa dos seus movimentos estranhos. Li Mu Bai vindo para investigar sobre a espada desaparecida,  descobre que os movimentos da mascarada se parecem muito com seu Wu Dang.

Yu Shun Lien visita Jen na casa de de Sir Te, e aconselha a não fazer nada de estúpido mesmo se ela não estiver satisfeita com a proximidade de seu casamento. Yu Shun Lien não sabe que Lo está dentro do quarto. Quatro anos antes, em Xinjiang, Lo atacou o comboio da governadora Yu.

Jen é sequestrada por Lo  durante três dias, e acaba se apaixonando por ele. Para alterar o status social de Lo, Jen pede para ele fazer o exame imperial (uma seleção aberta para futuros funcionários do governo) em Pequim, mas Lo falha pois é analfabeto.

A cerimônia de casamento de Jen é arruinada por Lo. Jen e Destino Verde desaparecem na mesma noite. Ela se veste em trajes masculinos. Jen se transforma em inimigo público e é perseguida por todos, no qual ela mata sem piedade.

Quando a identidade de Jen é revelada, o governador Yu é culpado pelos crimes dela e é forçado a assinar um documento para condenar a filha. Preocupada com sua família, Jen secretamente retorna a Pequim, mas é presa. Yu Shun Lien quebra a jaula e solta Jen. Ao ficar com Yu Shun Lien, Jen começa a entender o verdadeiro significado do guerreiro, e a verdadeira relação entre liberdade e responsabilidade.

No entanto, Yu Shun Lien se recusa a compartilhar seu segredo com Jen. Jen acha que Yu Shun Lien não é uma verdadeira amiga e foge novamente. Jen tenta impedir um grupo de assaltantes e é cercada por eles. Li Mu Bai a salva e manda-a para casa. Lo resgata Jen na casa de Lu, e o governador não a perdoa. Fora da cidade de Pequim, Jen encontra Li Mu Bai, que é ferido por não está disposto à lutar.

Yu Shu Lien não tem escolha a não ser lutar contra Jen. Após a morte de sua mãe e o fim da carreira do seu pai, Jen simula sua morte saltando de um penhasco, a fim de ter uma nova vida. Mesmo apaixonada por Lo, Jen ainda sente que um bandido não poderia caber em seu status social. Ela foge após somente uma noite com Lo e desaparece no deserto com um cavalo e uma espada, a Destino Verde.

  • Li Mu Bai
  • Yu Shu Lien
  • Lo ou Nuvem Negra (Luo Xiao Hu)
  • Jen (Yu Jiao Long), “Yu” é seu nome de família, que significa jade. “Jiao Long” é seu primeiro nome. “Jiao” tem múltiplos significados: 1. sensível, afetuoso, charmoso; 2. frágil, delicado; 3. melindroso; 4. mimado, estragado. “Long” significa dragão)
  • Lu Bi Pei , marido de Jen
  • Gao Lang Chiu (Mestre de artes marciais e literatura de Jen, Raposa de Jade não é a mestra de Jen)

Iron Knight, Silver Vase (Cavaleiro de Ferro, Vaso de Prata)

Originalmente O conto do Cavaleiro de Ferro e do Vaso de Prata, com dezenove capítulos. Disponível nesse link na versão original (em mandarim/chinês).

Jen dá a luz o filho de Lo. Fang secretamente troca o filho dela pelo seu bebê menina, Vaso de Prata. Mais tarde, Fang é sequestrada e salva por uma escolta armada. O filho de Jen é levado para a casa de Han Wen Pei por uma empregada e renomeado como Cavaleiro de Ferro.

Depois de crescer, Cavaleiro de Ferro viaja quilômetros para procurar seus pais. Quando ele finalmente conhece Jen e Lo no deserto, ele não os reconhecem até que eles são mortos na sua frente. A pentalogia termina quando Cavaleiro de Ferro e Vaso de Prata estão juntos.

No final, Yu Shun Lian morre de uma doença e Li Mu Bai perde a chance de ficar com ela para sempre. Mas a tragédia maior é do Tigre (Lo) que perece na montanha gelada, e o Dragão (Jen) se perde no deserto.

  • Cavaleiro de Ferro (Han Tie Fang, filho de Lo)
  • Vaso de Prata (Chun Xue Ping, a filha trocada de Jen)
Pentalogia Garça Ferro

Como jogar a Pentalogia Garça Ferro para RPG?

Como notado no resumo dos livros, tudo gira em torno da Destino Verde, uma sabre chinês lendário com o fio fantástico que consegue com poucos golpes fazer talhos em qualquer superfície, e na mão de um espadachim habilidoso, vira uma arma mortal.

A espada é tão fantástica, que ela amplia as habilidades de quem a possuir, e é disputada sempre pelos personagens.

O estilo da narrativa foi apelidado pelo cineastra Alfred Hitchcook (1899-1980) como MacGuffin (às vezes McGuffin ou Maguffin), onde a trama gira em torno dos seus personagens ambicionarem, e até disputarem, um item em comum. No caso da Pentalogia Garça Ferro, a Destino Verde.

Misturando ação com romance e tramas familiares e políticas, as novelas wuxia caem perfeitamente como inspiração para jogos de RPG, somente você procurando qual sistema vai querer adaptar.

Citamos no início do artigo o Lendas dos 5 Anéis e o Blood and Honor, mas se quiser, temos também dicas de RPG wuxia nossa página de RPG indie, dentre eles:

Wushu – The Anciente Art of Action RPG

Excelente sistema para adaptar aventuras wuxia, onde os personagens andam sob as águas, lutam com vários inimigos ao mesmo tempo, e saltam como se voassem! Disponível para compra do PDF aqui (em inglês).

Feng Shui – Action Movie RPG

Inspirado nos filmes wuxia de Hong Kong, esse RPG possui vasta livraria de suplementos. Acesse o site da editora nesse link para conferir.

Pentalogia Garça Ferro

Considerações

Espero que tenham gostado do artigo sobre a Pentalogia Garça Ferro. Infelizmente não vi esses livros para vender em português (sequer em inglês), mas se tiverem uma dica ou conhecimento sobre eles, não deixem de compartilhar nos comentários.

Esse artigo foi publicado originalmente no nosso antigo blog (2011-2014), e resolvi trazer para os #CavaleirosInsones, atualizando o texto e adicionando várias outras informações.

O resumo dos livros da Pentalogia Garça Ferro foram traduzidos livremente desse site: http://www.d.umn.edu/~mmizuko/cthd/cthd.htm

Deixem seus comentários aqui embaixo sobre o filme ou se farão alguma adaptação para qual sistema.

E rolem dados!

Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild