D&D Campaign Adventures for Mythic Odysseys of Theros - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

10 Passos de Como Mestrar RPG de Mesa

Siga os passos de Como Mestrar RPG e seja um narrador/mestre de sucesso entre seus amigos.

Como Mestrar RPG de Mesa

Saudações, aventureirxs!

Uma das principais dúvidas que permeiam a cabeça dos jogadores, principalmente aqueles que querem ser os condutores das mesas de jogos de RPG, o que normalmente chamamos de mestres, é como mestrar RPG.

Muitos procuram fóruns e redes sociais com essa dúvida, e recebem respostas rápidas – e algumas até ríspidas – da comunidade, pois antes de você querer ser um mestre, você deve ter uns requisitos essenciais.

Claro, não estamos aqui para julgar nenhum jogador ambicioso que quer se arriscar no mundo da narrativa, mas damos aqui nesse artigo os requisitos para que você, mestre de primeira viagem, faça seu checklist para poder mestrar.

10 Passos de Como Mestrar RPG de Mesa

Os passos à seguir não são mandamentos para um mestre, mas sim um guia inicial para você, mestre iniciante, que está perdido e precisa de indicadores para começar a mestrar RPG de mesa. Quando você estiver bem envolvido e experiente com as dicas e essa arte, você poderá ficar no papel de instrutor para novos jogadores.

A melhor coisa que um mestre de RPG pode fazer é ensinar seus jogadores a também serem mestres, e jogar com eles.

Antes de mestrar RPG de mesa, experimente jogar

Se você conheceu o RPG há pouco tempo, e ficou fascinado com os papeis do jogo, seja bem-vindo! Mas antes de querer logo assumir um papel importante que é do mestre/narrador do jogo, é imprescidível que você seja um jogador.

A familiaridade do jogo e a experimentação poderá ser o alicerce do ato de jogar e mestrar para você. Não temos um indicador de sessões para que você esteja apto, só você poderá dizer quando estará, mas um mestre de sucesso é aquele que tem uma boa carga como jogador e tem mestres para se inspirar.

Conheça o sistema que quer narrar/mestrar

Existem centenas de sistemas, e um mestre de primeira viagem precisa escolher um. Um bom conselho é pegar um sistema que esteja acostumado e tenha jogado.

Sistemas com regras simples ou voltados para iniciantes também são boas escolhas, mas escolha aquele no qual você realmente se identifique. Quando você estiver mais experiente no papel de mestre, você pode muito bem alterar sistemas, ou até fazer um próprio seu.

Procure dicas de mestres/narradores experientes

Se você está vindo de uma mesa no qual era jogador, peça conselhos ao seu mestre/narrador. Observe como ele mestrava, as sutilezas na narrativa.

Se você teve outros mestres, procure reunir as dicas deles e faça um próprio compilado de visões para que você faça do seu papel de mestre algo único e marcante para os jogadores que irão jogar com você.

Faça laboratório de campo

Um bom laboratório é procurar na internet as mesas virtuais gravadas, podcasts, e participar de eventos. Alí você pode reunir bastante insumos narrativos já orientados nas três primeiras dicas acima.

Tome nota de tudo

Um mestre preparado é aquele que sempre tem anotações. Quando está se preparando para a arte de narrar uma mesa de RPG, as notas são essenciais, principalmente se você está procurando inspiração para preparar seu jogo.

Se você está procurando dados para uma história, tomar nota se torna obrigatório, já que as ideias poderão fugir caso você pense em várias coisas ao mesmo tempo.

Prepare seu jogo

Agora que você está confiante e pronto para mestrar, está na hora de se organizar: adquira ou deixe seu livro de RPG a postos, prepare as fichas e dados, organize suas notas, revise alguma regra que está em dúvida, e parta para o próximo passo.

Selecione ou recrute seu Grupo

Uma das melhores partes, pois e aí que você poderá conquistar amigos para sempre. Se você já tem um grupo em mente, está na hora de chamar.

Agora, se você não tem um grupo formado, ou faltam integrantes, procure as redes para recrutar. Existem grupos em redes sociais especiais para convocar jogadores, como no Facebook.

Em tempos de pandemia, você pode usar também programas próprios para jogo, como Discord ou Roll20 para procurar jogadores.

Mestrar RPG
Um bom aventureiro organiza suas coisas…

Organize seus acessórios e ferramentas de jogo

Se você vai jogar presencial, os materiais extras precisam ser organizados. Deixe sempre à mão lápis, canetas, gulosemas, e o local de jogo. Se for em um local conhecido, como sua casa ou de amigos, organize previamente.

Essa dica vale também para jogos virtuais, onde programas deverão estar abertos ou de fácil acesso.

Faça uma sessão 0

Antes de começar a jogar – e a mestrar – propriamente, reúna os jogadores para construir fichas, se apresentarem, e dizer como será o jogo.

Aproveite para descrever como será o cenário, se terá regras modificadas, se é inspirado em algum livro ou filme, etc.

Essa sessão serve também para criar expectativas, e fazer uma seleção. Se algum jogador não gostar do que irá rolar, essa é a chance dele falar.

Saiba receber (e peça) feedbacks

Em todos os passos dados até aqui, exponha sua opinião para quem você pediu conselho, e saiba receber feedbacks. Um retorno de opiniões é bom para que você se construa um bom mestre.

Mestres de RPG, uní-vos!

Se você achou nosso site e quer mais dicas, acessem nossas redes sociais. Os #CavaleirosInsones estão aqui para ajudar a você que quer jogar ou mestrar.

Deixe seu comentário aqui. E se tiver mais dúvidas, estamos aqui para saná-la.

E role dados!

Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild