D&D Campaign Adventures for Mythic Odysseys of Theros - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

5 Séries de TV adaptadas para RPG de Mesa

Saudações aventureirxs!

Como um viciado em séries de TV, imagino muitas delas adaptadas para algum sistema de RPG em particular, seja aquele que eu já jogo costumeiramente, ou algum que está parado em minha estante física/virtual, e pela emoção de estar curtindo a série.

Mas a primeira vista, muitas séries de TV acabam sim sendo adaptadas para jogos de RPG de mesa. Nesse artigo, trago uma seleção de algumas séries de TV que estão em evidência e foram adaptadas.

Séries de TV e RPG

Abaixo está uma lista de RPGs que foram inspirados/adaptados de séries de TV. Alguns jogos são novos, e outros nem tanto assim.

Tales from The Loop

Inspirado em pinturas feitas pelo artista sueco Simon Stålenhag, Tales from The Loop virou uma série de TV pela Amazon Prime, e também RPG pela Free League.

A série conta histórias diferentes, mas interlgadas, todas em um cenário que mistura nostalgia (os anos 1980) com uma pegada de ficção científica. Os anos 80 que não foram.

Já o RPG leva os jogadores a viverem aventuras com temas dos mais variados, mas ainda sim no mesmo cenário tanto nostálgico como ficcional.

Tales from The Loop pode ser assistido no Amazon Prime, e o RPG foi traduzido há pouco tempo pela parceria entre as editoras Sagen e Galápagos.

Caso deseje comprar o livro nacional, clique na imagem ou nesse link.

The Witcher

The Witcher já é conhecido pela série de jogos com o mesmo nome, lançado nos consoles e computador, e também pelos livros escritos pelo autor polonês Andrzej Sapkowski.

Com a adaptação para a Netflix, a série ganhou notoriedade entre quem nunca jogou ou leu os livros. E claro, conquistou novos fãs, dentre eles os jogadores de RPG que teve o lançamento de um livro de RPG.

O livro trás o cenário completo para você conhecer e jogar, com informações dos livros. É uma imersão completa nesse cenário rico em política e aventuras.

O RPG foi lançado pela editora R. Talsorian Games com contribuição da CD Projekt Red, e foi traduzido aqui no Brasil pela Devir.

Caso deseje comprar o livro nacional, clique na imagem ou nesse link.

Game of Thrones

A série de livros (ainda não concluída) das Crônicas de Gelo e Fogo do escritor e roterista estadunidense George R. R. Martin conquistou de assalto o mundo todo. Não é a toa que a HBO correu para fazer uma série em 2011, concluída em 8 temporadas em 2019.

Alheio a qualquer controversa sobre como a série foi fiel aos livros ou teve um final, digamos, que não não satifez seus fãs, antes mesmo da série sair já existia um RPG.

Publicado em 2009 pela Green Ronin Publishing, o jogo só ganhou notoriedade junto à comunidade RPGista quando saiu a série de TV, como vários produtos lançados da franquia, e viralizou muito rápido.

No Brasil, a editora responsável por trazer os livros foi a Jambô.

Caso deseje adquirir o livro básico nacional, acesse a imagem acima ou esse link.

The Expanse

Outra série que foi baseada em uma série de livros, escritos pelos autores estadunidenses Daniel Abraham e Ty Franck. Em um futuro não tão distante, a humanidade conquistou o sistema solar, e está preste a expandir pela galáxia, mas ameaças políticas e alienígenas podem barrar essa expansão, e levar a humanidade à extinsão.

A série foi lançada pelo canal Syfi, e iria ser cancelada depois da 3ª temporada, mas foi resgatada pela Amazon Prime, sendo lançada uma 4ª temporda. Já existe a previsão para o lançamento da 5ª temporada no final de 2020.

Já o RPG, lançado pela Green Ronin Publishing, traz todo o cenário político e geográfico do séc. XXIII, disputado por Earthers (terranos), Belters (humanos que vivem no cinturão de asteróides) e Matians (marcianos).

Existe a previsão de tradução do livro pela Jambô até o final de 2020.

The Expanse RPG não foi traduzido ainda para o português. Caso queira adquirir ele em inglês, acesse esse link.

Carnival Row

Esta série foi adaptada de um roteiro par o cinema, A Killing on Carnival Row, que os autores René Echevarria and Travis Beacham adaptaram para ser uma série, e foi comprada pela Amazon Prime.

Em um cenário que mistura fantasia com um clima noir de investigação e pós-guerra, tensão racial e romance, Carniaval Row é excelente para envolver jogadores em narratias, e a série ajuda muito com a inspiração.

De todos os citados nesse artigo, o RPG de Carnival Row lançado não é um sistema em si, mas sim um suplemento para o RPG Cypher System, mesmo sistema do Numenera RPG (lançado aqui pela New Order).

O pessoal do Nerdist consegiu autorização dos criadores, e junto com uma equipe dedicada, lançou esse suplemento totalmente gratuito.

Séries de TV

Infelizmente não tem uma versão em porutugês. Ele é facilmente adaptável se você já jogou Numenera. Baixe aqui a versão original.

Considerações

O que acharam dos sistemas? Já jogaram algum? Em outras oportunidades, listaremos mais outras séries de TV que tiveram adaptação para RPG de Mesa.

Se sabe de mais alguma, coloque nos comentários. Vamos trocar experiências!

E rolem dados!

Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild