D&D Campaign Adventures for Candlekeep Mysteries - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

Editoras de RPG

Saudações Aventureirxs!

 

O cenário RPGístico nacional está em alta! Tem várias editoras de RPG, grandes e pequenas, investindo no nosso querido hobby. E para alguns jogadores que não conhecem essa variedade de editoras e publicações, estou listando abaixo as Editoras de RPG.

Lista de Editoras de RPG

Abaixo segue a lista de editoras que publicam RPG (por licenças ou material próprio) aqui no Brasil:

 

Aster Editora

 

editoras de rpg

astereditora.com.br

Responsável por lançamentos como Travessias RPG e Sombras Urbanas, a Aster está começando a competir no mercado editorial, acompanhando essa nova Era de Ouro das publicações de livros de RPG no Brasil.

 

 

Buró Brasil

 

editoras de rpg

burobrasil.com

Tudo começou como um movimento para erguer uma bandeira idealista, em trazer o velho estilo do Dungeons and Dragons de volta, coisa esquecida nessa geração, mas não na gerações anteriores, e na criação do livro de RPG que fosse também um OGL, o Old Dragon, um retroclone do DnD atualizado, mas com a essência de décadas passadas.

A coisa cresceu, tomou forma, e a RedBox é uma das responsáveis pelas principais publicações da linha de RPG indie do mercado, e vem provando a cada dia que não está no mercado para ser coadjuvante, e sim, para ser a principal editora da nova geração, tendo pouco idade, mas muita garra e visão empresarial. Além do selo Old Dragon e seus suplementos, a editora está com uma linha grande de publicações, como Shotgun Diaries, Space Dragon, Dust Devils, além de outros. 

Redbox acabou se transformando em Buró Brasil quando se uniu a editora argentina Bureau de Juegos, na metade de 2019. Agora, é uma grande editora que foca em diversos jogos analógicos em seu catálogo e é uma das maiores editoras do Brasil.

 

Coisinha Verde

 

editoras de rpg

www.coisinhaverde.com

Editora que começou como uma reunião de fãs de RPG querendo seu lugar no mercado, a editora cresceu tanto que agora publica tanto RPGs como jogos de tabuleiro.

Começou inicialmente com o Mighty Blade RPG, expandiu para o cardgame Malditos Goblins, e tem na lista vários jogos publicados, com projetos futuros e uma ambição de concorrer com as principais editoras de RPG nacional. 

 

Conclave Editora 

 

editora de rpg

www.conclaveweb.com.br

Conclave começou como uma comic shop, onde vendia variados produtos, desde revistas a livros de RPG de outras editoras, após isso começou a lançar livros de RPGs como o Vikings Crepúsculo.

Atualmente tem sua agenda mais voltada para jogos de tabuleiro (boardgames).

 

Daemon

 

editoras de rpg

www.daemon.com.br

Uma das maiores editoras de RPG, fundada na década de 1990, hoje com um acervo invejável de publicações nacionais para seu sistema próprio, bem como publicações da linha d20.

Conquistou fama ainda no tempo da finada revista de RPG Dragão Brasil, lançando seus livros Arkanum e Trevas, e desde então, uma gama de suplementos que podiam ser usados separadamente dos livros básicos, pois por si só eram também livros básicos, como Anjos – A cidade de Prata, Invasão e Anime RPG.

Atualmente, possui um grande acervo de livros gratuitos da licença aberta do seu sistema principal, o Daemon System.

 

Devir Brasil

 

www.devir.com.br

editoras de rpg

A Devir foi uma das primeira editora a publicar RPG aqui no Brasil, e foi a mais famosa que surgiu na década de 1990. Inicialmente como uma comic shop, acabou crescendo muito por ter licenças (hoje expiradas) de RPGs famosos gringos. Hoje em dia  ela possuem ainda alguns jogos famosos, como The Witcher RPG e o nacional A Bandeira do Elefante e da Arara.

Devir seguir a onda de lançamentos de jogos analógicos, e hoje investe em jogos de tabuleiro, mas ainda tem em sua agenda de lançamentos: livros, revistas, jogos de cartas e alguns poucos RPGs como já citados.

 

Fábrica Editora

 

editoras de rpg

fabricaeditora.com.br

Outra editora que começou suas atividades na segunda metade da década de 2010, aproveitando a euforia do mercado editorial brasileiro. Já lançou vários livros de RPG, como Degenesis e Awaken e tem a ambição de trazer mais outras publicações estrangeiras para o Brasil, fomentando o nicho indie de RPG.

 

Galápagos Jogos

 

editoras de rpg

www.galapagosjogos.com.br

Galápagos Jogos começou com o lançamento de jogos autorais de tabuleiro, e cresceu tanto que logo tomou o nicho comercial de jogos lúdicos de assalto. Lançando vários jogos por meses, tanto de tabuleiro quanto de cartas, a Galápagos começou a entrar no mundo dos RPG lançando jogos como a linha Star Wars RPG.

Mais ambiciosa, e agora fazendo parte de uma editora gigante gringa, a Asmodee, a Galápagos consegue comprar a linha de jogos de RPGs famosas no mundo, como a linha Dungeons and Dragons, e a Storyteller (Vampiro A Máscara). Hoje, é considerada a maior editora de jogos lúdicos do Brasil.

 

Jambô Editora 

 

editoras de rpg

www.jamboeditora.com.br

Outra editora que começou na década de 1990, e agora, é outra grande editora de RPG nacional. Responsável pelo principal cenário nacional de RPG criado pelo time da finada Dragão Brasil, o cenário Tormenta, acabou pegando licenças importantes como o RPG Mutantes e Malfeitores, Reinos de Ferro e o mais novo: Dragon Age RPG.

Chegou por anos a ser a única que conseguia concorrer com a Devir no campo de livros de RPG, mas hoje em dia o cenário de editoras de RPG está bem diferente, e a Jambô figura entre as maiores.

 

New Order Editora

 

editoras de rpgnewordereditora.com.br

New Order editora começou também no início de 2010 como uma editora que queria publicar títulos fora do mainstream dos lançamentos nacionais. Seu primeiro projeto foi o Yggdrasill RPG, e depois do sucesso, investiu em vários outros lançamentos.

Atualmente, a New Order é uma editora grande, com vários livros em seu catálogo como The Strange RPG, 13ª Era, Numenera RPG, Crônicas RPG, e Alien RPG.

Se você tem uma cópia do Yggdrasill, pode ver uma pequena homenagem deles aos Cavaleiros Das Noites Insones.

 

 

Pensamento Coletivo

 

editoras de rpgwww.pensamentocoletivo.com.br

Começando com uma pegada mais indie, a Pensamento Coletivo trouxe para o Brasil títulos recém-lançados lá fora, como Shadow of Demon Lord e Jadepunk.

Como uma editora nova no mercado, já possui um catálogo que engloba tanto RPGs quanto jogos de tabuleiro. Seu lema é não apenas vender jogos, mas sim desfrutar dos jogos já que a Pensamento é formada por, antes de tudo, jogadores. Sua principal plataforma para juntar formas de publicar seus livros e jogos é via financiamento coletivo.

 

 

Retropunk

 

editoras de RPG

www.retropunk.com

Outra editora que preferiu optar pelo mercado indie e selos conceituados lá fora, mas no Brasil desejados por muito tempo mas sem o interesse das grandes editoras. Considerada hoje como a principal editora indie do Brasil, tem em seu cardápio livros como Rastro de Cthulhu, Fiasco, 3:16 – Carnificina nas Estrelas, Espírito do Século, Esse Corpo Mortal, além de ser a editora dos aclamados RPG nacional Terra Devastada e Abismo Infinito.

Atualmente, Retropunk tem como seu carro-chefe os lançamentos de Savage Worlds e Hora de Aventura RPG e é considerada uma das maioras editoras do Brasil

 

 

Sagen Editora

editoras de rpgsageneditora.com.br

A Sagen começou há pouco tempo seu trabalho editorial, e estão a frente de vários suplementos para a 5ª Edição de Dungeons and Dragons, e também para a linha Dungeon Crawl Classics

Seus planos é investir em retroclones nunca lançados aqui no Brasil, com a pegada Old School do RPG.

 

Secular Games 

 

editoras de rpg

secular-games.com

Ao contrário de muitas editoras que estão pegando licenças gringas de RPGs indie, esta editora que se destacou no final da década passada, começou investindo em autores puramente nacionais, e em um projeto inovador de captação de autores, que a cada ano revela mais e mais talentos no Brasil.

A Secular tem como carro-chefe atualmente o Busca Final e o Violentina, e o mais novo RPG traduzido: Dungeon World Apocalypse World

 

Solar Entretenimento

editoras de rpgsolarentretenimento.com.br

A Solar é um projeto que engloba venda de produtos lúdicos como RPGs, jogos de cartas e de tabuleiro, livros e revistas. Também trabalham com consultoria criativa e de marketing e cursos diversos.

Seu carro-chefe é o Fate RPG, com vários suplementos publicado.

 

Tagmar

 

editoras de rpg

www.tagmar.com.br

Dentre todos da lista, o único que não é uma editora, mas um projeto no qual está disponibilizando vários livros de RPG, e no melhor preço: de graça! Tagmar foi o primeiro RPG criado no Brasil, e depois de alguns anos, caiu no esquecimento, até uma galera que gostava muito do sistema tomar a frente e fazer um fórum, e a cada dia, publicar mais e mais material, e .pdfs gratuitos.

Assim, hoje o projeto Tagmar é o maior desenvolvido exclusivamente por brasileiros, e o único desse nível totalmente gratuito. Não entra como uma editora empresarial, mas como uma editora gratuita de livros de RPG.

 

 

 

Best Selling RPGs - Available Now @ DriveThruRPG.com Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild
Sem comentários