D&D Campaign Adventures for Mythic Odysseys of Theros - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

Forgotten Realms – O que significa o símbolo na capa do livro de campanha da terceira edição?

Conheça o significado do misterioso símbolo na capa de uma dos mais bem feitos livro de campanha do Dungeons and Dragons: o Forgotten Realms 3ª Edição.

 

Forgotten Realms – O que significa o símbolo na capa do livro de campanha da terceira edição?

Para quem não conhece, Ed Greenwood é autor de vários livros de RPG, e criou o maior e mais complexo cenário para o Dungeons and Dragons: o Forgotten Realms (ou Reinos Esquecidos como é conhecido no Brasil). Ed é bem ativo na internet, e adora responder aos seus fãs, principalmente quando perguntam para ele sobre seu cenário.

Em uma das suas magistrais respostas, o DM’s Party, um canal do youtube voltado para RPG e 100% nacional, fez uma pergunta pertinente para o Ed via twitter.

“@TheEdVerse Oi Ed, como você está? Você pode me ajudar com seu vasto conhecimento? Gostaria de saber mais detalhes sobre os elementos que aparecem neste símbolo. Pode me ajudar?”

Após essa pergunta, Ed Greenwood deu uma aula sobre o símbolo, mas alertando que tem muito mais coisa escondida que ele, no momento da resposta, não lembrava e tinha que pesquisar em emails e anotações antigas. Mas só a “palhinha” que ele deu já elucida muita coisa. Acompanhe o fio!

Ed Greenwood
Ed Greenwood

 

O Significado do símbolo na capa do Forgotten Realms

Conforme as palavras de Ed Greenwood (traduzidas livremente por mim):

Há muito para desvendar nesse símbolo da capa, e acredite ou não, ainda existem NDAs relacionados a alguns significados (o que posso dizer é que uma das mensagens é semelhante a “Contemple e aproveite seus Reinos”).

Então, vamos dar uma olhada nessa escrita e podemos ver prontamente que é um anel de runas Dethek, com um anel de escrita Espruar ao redor.

As runas Dethek dizem: “Os fogos secretos de nossos corações queimam com a memória de guerras perdidas e heróis mortos, mas como a pedra da qual viemos, nós suportamos” e é um antigo ditado dos anões.

As runas Espruar dizem “Nós nos lembramos de cidades agora em ruínas e florestas assassinadas, mas ainda cantamos para as estrelas e esperamos pela renovação“, e é um ditado élfico falado durante o tempo do Retiro (“sidades” sendo soletrada “cidades”, pois não tem “C” em Espruar).

Esses anéis com essas escritas circundam um símbolo central de três anéis interligados que denotam o Multiverso ou o Tudo Cósmico ou Ao, dependendo da sua tradição (quem nos Reinos lhe ensinou o que esses anéis representam).

Os três diamantes são da sagecraft e denotam os Reinos Abaixo (o Underdark), os Reinos Acima (o mundo da superfície) e o Vazio Estrelado (Espaço dos Reinos, ou o que podemos chamar de céus, ou os Planos Exteriores da Existência, novamente dependendo da sua tradição).

Você verá uma “saliência” entre as posições das 7 horas e das 8 horas no anel mais interno ao redor de Ao, que é uma lua crescente com um ponto “acima” do crescente / entre seus chifres. Este é, obviamente, o símbolo de Elminster, e está lá porque ele é, embora não seja confiável, nossa principal fonte de informações sobre os Reinos.

Há outro símbolo que se destaca como imediatamente reconhecível, entre as posições de 4 e 5 horas, projetando-se para fora do anel externo. É o símbolo de Mystra, e ela está lá como “a” divindade dos Reinos, pois ela é a Trama que quase todos os seres usam para fornecer magia.

O símbolo da espada na posição 9 horas do anel externo é a Espada de Tyr, mas também está lá para representar Tempus e a guerra.

O símbolo na posição das 10 horas da mesma forma representa várias divindades e conceitos, um deles sendo Lolth (sua teia);

Não consigo encontrar minhas anotações antigas sobre isso no momento (elas provavelmente estão em uma caixa dentro de um contêiner, então espere mais revelações a partir de agora).

Forgotten Realms

 

Tweets originais

Expectativas

É certo que ainda existam ainda muita coisa escondida no símbolo, e Ed ainda vai comentar muita coisa na sua hashtag #Realmslore. Iremos acompanhar e trazer qualquer update a essa linha caso ele inclua algo mais.

E você? Achou mais algum símbolo estranho na imagem? Tem ou fez em seu jogo alguma interpretação diferente para o símbolo? Deixe nos comentários suas observações! E vamos conversar.

 

E rolem dados!

 

 

Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild