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Duna RPG

Conheça o universo de Duna, série de livros que está sendo adaptado para o Cinema e para as mesas de RPG.

Duna RPG

Saudações aventureirxs!

Hoje tivemos a estreia do trailer da adaptação do universo de Duna para os cinemas. Mas se você não sabe o que estamos falando, vamos atualizar você em um universo que inspirou muito da literatura, dentre eles Star Wars e Crônicas de Gelo e Fogo.

Para quem não conhece, Duna é uma série de livros escritos por Frank Herbert (08/10/1920 – 11/02/1986), onde a humanidade expandiu seus domínios pelo universo, mas a forma política que conhecíamos regrediu ao autoritarismo de castas. E o principal vetor do comércio é uma especiaria chamada Melange, que além de servir para mil e uma coisas, é usada como “combustível” para viagens espaciais. O Melange só é extraído em um único planeta de toda a galáxia, Arrakis, também conhecido como Duna, o planeta-deserto.

O cenário em si é extremamente político, com negociações de casamentos entre as Grandes Casas Nobres, comércio e contrabando da Especiaria, assassinatos premeditados, tudo que um cenário de intriga precisa, e tudo isso somado a uma narrativa ecológica, religiosa e filosófica que faz com que a série Duna seja uma das mais vendidas de todos os tempos até hoje.

duna rpg

Os Livros de Duna

Frank Hebert fez uma série de 5 livros ambientados no universo de Duna:

Vários outros livros, sequências e ante-sequências, foram escritos por Brian Hebert (filho de Frank), e Kevin J. Anderson. Eles são considerados como uma adição ao cenário criado pelo Frank Hebert, mas possuem seus fãs e detratores.

Duna nas telas

Duna já foi adaptado anteriormente em 1984 por David Lynch (Twin Peaks, Exterminador do Futuro 2), mas o filme é criticado pois não trouxe a grandeza narrativa proposta pelos livros. Hoje é um filme cult. Duna ainda seria adaptado para a TV em 2000, onde foi englobado o primeiro e o segundo livro. Abaixo os trailers antigos.

Duna (1984)

 

Duna séries (2000)

 

Duna (2020) de Denis Villeneuve

Depois de anos de preparação, reunindo um elenco de notáveis, e um diretor do primeiro escalão do cinema, Duna sairá esse ano de 2020 com a promessa de ser um filme referência em Sci-Fi, marcando uma nova geração. O trailer, que saiu hoje (09/09) promete e muito que o grande cenário dos livros será passado primordialmente para as telas.

 

Duna RPG

Com o hype do novo filme no universo de Duna, a Modiphus topou o desafio dessa geração para criar um RPG de Duna nunca antes criado. Quando digo nunca criado, é porque realmente não tem um RPG comercial dessa famosa série de livros.

O que chegou perto, mas teve uma tiragem tão limitada que é item de colecionador foi o livro Dune: Cronicle of Imperium, um RPG de 2000 produzido pela Last Unicorn Games, posteriormente adquirida pela Wizards of the Coast (Dungeons and Dragons, Magic The Gathering). A tiragem de 3000 cópias, vendidas na GenCon, hoje é uma raridade, chegando a ser vendido na Amazon dos EUA por “apenas” USD 698,90 (cerca de R$ 3.649,64 na cotação de hoje).

Voltando para a Modiphus, a promessa é o lançamento no final de 2020. Você pode se escrever no beta aqui.

duna rpg

 

Bônus: História de Duna RPG

Revisitando ainda o antigo blog dos #CavaleirosInsones, eu estava fazendo uma adaptação para GURPS do universo de Duna RPG. Infelizmente, devido a minha agenda (e o posterior desinteresse pela 4ª edição desse sistema), acabei deixando meus rascunhos de lado, já que na época (2013) eu estava envolvidos em outros projetos.

Com a vinda do filme, espero que o sistema que sairá seja excelente, senão terei que tirar dos meus velhos backups uma nova adaptação.

Mas, para os curiosos de plantão, deixo aqui uma tradução da timeline de Duna. Tudo o que foi colocado aqui é um resumo dos livros lançados até o momento. Seja bem-vindo ao cenário de Duna.

Sei que ficou subentendido, mas é bom avisar: contém spoilers.

 

Antes da Guilda (BG ou Before Guild)

19000-16500: Primeiras civilizações da Terra.
16500: Alexandre cria o PRIMEIRO IMPÉRIO.
16400-16000: O IMPÉRIO ROMANO surge e conquista o mundo conhecido, exceto China, que resiste até 14400.
15800: A Sede Imperial muda-se para Bizâncio em retirada antes das rebeliões provincianas e pequenas jihads.
14700-14608: O GRANDE CONFLITO. Um século sem um imperador.
14608: Descoberta das Américas permitem que Madrid alcance o status de Sede Imperial.
14512: BATALHA DE ENGLICHANNEL. Sede Imperial muda-se de Madrid para Londres.
14500-14200: A ERA DOURADA DAS INVENÇÕES: Desenvolvimento do rádio, televisão, ciência atômica, foguetes, genética e o computador.
14255: Primeiro uso da ciência atômica demonstrada em uma guerra interprovincial. Mudança da Sede Imperial para Washington.
14100-13600: A PEQUENA DIÁSPORA: O Sistema Solar é colonizado, e a população da Terra fica eventualmente excedida em número de 20 para 1.
13402: Ceres vira Sede Imperial depois que um planetoide atinge a Terra.
13402-13399: O RESGATE DOS TESOUROS da Terra.
13360: A Terra é re-semeada e vira (por um decreto imperial) um parque natural.
13004: O EFEITO SUSPENSOR-NULIFICADOR é descoberto.
12200: O IMPÉRIO DE DEZ MUNDOS. Comunicações tornando-se tensas.
11200: O IMPÉRIO DE MIL MUNDOS (Um império só no nome, com um poder tão difuso quanto inexistente).
11105: ERA DOS PRETENDENTES começa quando Ceres é destruída pela rebelião, e a Sede Imperial deixa de existir como uma única entidade.
11100-7562: A IDADE DOS DEZ MIL IMPERADORES (às vezes chamado de “A Grande Idade das Trevas”).
7593: Nasce I. V. Holtzman em Liesco II.
7565: Holtzman morre e é feito um ciborgue.
7562: Holtzman revela a natureza da “onda efeito” do dispositivo suspensor-nulificador.
7556: Holtzman severamente danificado e jogado em uma órbita de um cometa. Comunicações com ele são perdidas.
7562-5022: AS GUERRAS DA REUNIFICAÇÃO, resultantes da comunicação imediata possibilitada pelo Efeito Holtzman.
5022: O IMPÉRIO DOS DEZ MIL MUNDOS unidos sob a liderança de Ladislau, o Grande.
5022-3678: A PRIMEIRA ERA DOURADA.
3832: Holtzman reaparece em Liesco, e apresenta a teoria para a construção do ESCUDO DEFENSIVO.
3678: A PRAGA DO SILÍCIO: a “Morte das Máquinas”.
3678-2000: A PEQUENA IDADE DAS TREVAS, terminando com o desenvolvimento de condutores resistentes à praga.
2000-1800: O RETORNO DOS COMPUTADORES (as vezes conhecido como “A Segunda Reunificação”).
1970: Holtzman reaparece, e apresenta sua TEORIA DA UNIFICAÇÃO.
1800-400: A SEGUNDA ERA DOURADA.
Cerca do ano 700: primeiros massacres anti-computadores acontecem.
711-200: A Tensão aumenta entre programmites e os humanity-firsters, tensões que Jehanne Butler iria explorar.
200-108: A JIHAD BUTLERIANA.
108: Holtzman retorna e é destruído pelas forças da Jihad.
Cerca de 100: Ixianianos, refugiados da Jihad, liderados por Aurelius Venport, descobrem TUPILE, o Santuário de planeta(s).
88: A BATALHA DE CORRIN.
86: FUNDAÇÃO DA CASA ATREIDES quando Demetrios Atreides é feito Barão de Tantalos em recompensa por ajudar os Corrinos.
84: Primeira viagem guiada por MELANGE além do hiperespaço por Norma Cenva.
12 BG – 70 AG: O Reinado de SAUDIR I, “O Grande”.
10: Corpus Luminis Praenuntiantis (a futura Guilda Espacial) inicia negociações com o Império.
10-5: O GRANDE SÍNODO FINANCEIRO, em Aerarium IV, cria a CHOAM.
0: O TRONO LEÃO, A GUILDA ESPACIAL, e a CHOAM (como um braço de Landsraad) se combinam para estabilizar a sociedade humana nos próximos dez mil anos.

Depois da Guilda (AG ou After Guild)

123-184: Reinado de NEGARA II.
207: Thomas Atreides ajuda a restaurar Elrood II, e é feito Duque de Jaddua.
337: A GRANDE CONVENÇÃO é ratificada.
1487: Os Corrinos mudam a Sede Imperial para Kaitain.
2800: Elrood V doa Poritrin, terceiro planeta do Epsilon Alangue, à Casa Maros. Barão-Siridar Charles Mikarrol, governador planetário da Terra, envia dois milhões de Zensunnis para Poritrin, começando a migração Zensunni.
4492: Poritrin é dada à Casa Alexin, e os Sardaukars são enviados para remover os Zensunnis, enviando cinco milhões para BELA TEGEUSE e cinco milhoes para SALUSA SECUNDOS.
5122: Primeiros DANÇARINOS FACIAIS aparecem como artistas na corte de Corrin XIV.
5295 Ezhar VII liberta os Zensunnis de Salusa Secundus, enviando-os para ISHIA, segundo planeta de Beta Tygri.
6049: Zensunnis de Bela Tegeuse são transportados novamente, e a maioria enviados parar HARMONTHEP, e o restante para ROSSAK, o quinto planeta de Alces Minor.
Cerca de 6600: A Sayyadina de Rossak descobre uma planta que sua ingestão desbloqueia a “voz interior”.
Cerca de 6800: Harmonthep, um satelite de Delta Pavonis, é destruído por causa desconhecida.
7193: Zensunnis de Rossak compram passagem para ARRAKIS da Guilda Espacial. Enquanto isso, todos os Zensunnis de Ishia e Rossak ao mesmo tempo conseguem chegar em Arrakis.
8711: A Família Atreides e recompensada com o Ducado-Siridar de CALADAN.
9846: Invenção do CAÇADOR-RASTREADOR.
Cerca de 10000: Invenção dos DISTRANS em Ix.
10092: O processo de extração de SEMUTA é descoberto.
10110: A Casa Harkonnen recebe o feudo Arrakis.
10140: LETO ATREIDES (Duque Leto I) nasce.
10154: LADY JESSICA nasce.
10155-10165: GURNEY HALLECK, um escravo Harkonnen em Giedi Prime.
10158: DUNCAN IDAHO (o humano) nasce.
10175: PAUL ATREIDES nasce.
10179: Primeiro implante bem sucedido de Distrans em um humano.

Período do filme Duna

10190-91: Casa Atreides muda-se para Arrakis.
10191: Os Sardaukars atacam Arrakis, matando Duque Leto; Paul e Jessica fogem para o deserto com os FREMEN. ALIA ATREIDES nasce.
10193: Paul retoma o controle de Arrakis e seu monopólio de especiaria.
10196: SHADDAM IV abdica; Paul coroado Imperador.

Demais livros e (possível) filmes.

10196-10208: A JIHAD DE PAUL MUAD’DIB.
10204: Conde Dalak morre em um acidente suspeito de ornitóptero; O último nome de Farad’n é mudado para Corrino.
10208: GHOLA HAYT (Clone de Duncan, 10208 a.G.) é criado e presenteado à Paul.
10209: LETO II e GHANIMA nascem. CHANI morre. Paul foge para o deserto, e Alia se torna regente.
10210: Alia dissolve os FEDAYKIN, O esquadrão da morte de Paul.
10218: Duncan (10208 a.G.) entrega Lady Jessica à Casa Corrino.
10219: LETO II ascende ao trono.
10246: HARQ AL-HARBA nasce.
10271: REVOLTA DOS FREMEN é esmagada, e seu líder, Duncan (10235 a.G.) é condenado à morte.
10941: Duncan (10895 a.G.) revela o ritual de SIAYNOQ.
11745: THE ORDER OF MENTATS é suspensa por Leto II.
12335: A execução dos NOVE HISTORIADORES.
12725: A Cidade Festival de ONN é construída de acordo com o projeto de Duncan (12720 a.G.).
13724: A morte de LETO II, IMPERADOR-DEUS.
14702: AS RUINAS CROMPTON são descobertas.
15525: O achado do TESOURO DE RAKIS .

Considerações Finais

Espero que tenham gostado do artigo Duna RPG. Esperamos que o filme traga um fôlego para a franquia, e que sejam lançados diversos produtos para que fãs, antigos e novos, sejam imersos nesse universo fantástico que inspirou tantos outros, mas que até então era considerado “infilmável”.

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