D&D Campaign Adventures for Mythic Odysseys of Theros - Available now @ Dungeon Masters Guild
DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

Como administrar um grupo grande?

Saudações aventureiros!

Fui abordado por um amigo que tem um grupo grande (como o meu) mas tem dificuldades em administrar. Há anos sempre mantenho o grupo dos #CavaleirosInsones grande (de 8 a 14 membros) e os outros mestres mantêm esse mesmo ritmo. Mas como fazer com que a participação de todos seja contínua? Abaixo tenho algumas dicas.

Grupo04MANTENHA O GRUPO COESO.

Parece uma dica boba, mas é essencial. Um grupo no qual existam classes / kits / funções / profissões (etc) muito similares tende ao fracasso, principalmente em grupos grandes. Opinar ou restringir o acesso a certas opções de jogo é essencial para que cada personagem seja útil em um grupo grande, e seja procurado. Se em um grupo medieval fantástico com 10 integrantes tem 4 ladinos, e temos uma armadilha, são 4 chances de vitória ou 1 chance de vitória e 3 que ficaram sem fazer? E em um grupo de Chamado de Cthulhu no qual todos são professores? Seria legal? Até seria, mas acabaria excluindo alguns jogadores, ou teria a “corrida de quem rouba mais tempo do narrador”. E isso é chato. Então, diversifique! Converse com seus jogadores, e exponha o que você quer para o jogo! Aconselhe. A melhor coisa é quando o grupo inteiro tem seus personagens engajados e todos sem ociosidade.

DIVIDIR PARA CONQUISTAR.

E de repente vem aquela musiquinha…

Deixe seus jogadores cantarem à vontade! Mas para você narrador/mestre, dividir o grupo pode ser uma boa solução narrativa. Agora é necessário saber administrar o tempo, ou como as vezes eu faço em minha mesa, elaboro combates simultâneos com os dois grupos em separados, mas com uma mesma iniciativa para ambos! O combate pode até ficar um pouco longo, mas faz com que ambos os grupos analisem de forma uniforme, e ainda torçam para seus pares separados!

DELEGUE FUNÇÕES INGAME E OUTGAME.

Análise e contabilidade de tesouro. Cartografia. Suporte à jogadores inexperientes. Registro de tempo e de NPCs. Delegue várias funções ingame e outgame, fazendo com que os jogadores que não estão em cena ou estão ociosos façam algo em prol do grupo. Em um grupo grande, sempre existirá alguns indivíduos que vão esperar a ação para agir ou que um NPC vá até eles. Coloque esses jogadores para trabalhar! Nem que sejam computando danos ou organizando os livros do narrador. A palavra de ordem é não deixar o jogador disperso.

sthings

OUÇA! ACIMA DE TUDO, OUÇA.

E para finalizar, ouça seus jogadores! Converse e proponha, mas também esteja apto a aceitar propostas. O RPG é um contrato social onde todos estão reunidos para se divertirem em conjunto. Se seu grupo é grande, pode existir vários motivos (falta de mestres, muitos amigos, seu jogo é bom e cativante), então faça com que o grupo seja unido e opine em diversas situações que impacte o grupo. Se o grupo é grande demais, converse com os envolvidos. Se querem ampliar, verifique suas possibilidades. E sempre saiba qual o seu limite: um grupo grande demais pode ser cansativo para você e desinteressante para os jogadores. Então a palavra é planeje-se e ouça eles. Várias cabeças pensando são melhores do que uma só, não é?

Créditos da capa: danps

Acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Se precisarem de alguma ajuda, usem nossas redes sociais ou comentem!

E rolem dados!

 

Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild